Neste espaço pretendo partilhar com toda a blogosfera a minha visão sobre os assuntos que vão fazendo o dia-a-dia de todos nós, aqui passará à posteridade... Outros assuntos que mexam com o civismo, que vai faltando na nossa sociedade e a camaradagem, que é fundamental para seguir em frente... são bem vindos ao "civismo e camaradagem".

segunda-feira, janeiro 23, 2006

Cavaco no centenário da República

Ontem os portugueses elegeram o seu 18º Presidente da República, Aníbal António Cavaco Silva, o homem que irá ter o privilégio de ser a principal figura da nação na altura das comemorações do centenário sobre a implementação da República no nosso país.
Esta eleição é digna de realce ainda pelo facto de pela primeira vez, em Democracia, 31 anos depois do 25 de Abril, ser eleito para Chefe de Estado um homem proveniente da direita, com passado político que não deixa dúvidas sobre esse facto, apesar de para chegar ao triunfo, Cavaco tenha optado por se colar o menos possível ao seu partido, PSD, e ao outro da direita, que só raramente chamou pelo nome, CDS-PP.
A República em Portugal, começou pela natural instabilidade política e social e durante a chamada primeira república, que durou de 1910 a 1926, Portugal teve oito presidentes da república, sete parlamentos e quase 50 governos...
O primeiro Presidente da República, foi o açoriano Manuel de Arriaga, eleito a 24 de Agosto de 1911 com 121 votos, contra os 86 alcançados pelo natural do Rio de Janeiro, Bernardino Machado. Seguiu-se outro açoriano, Teófilo Braga, depois Bernardino Machado, teve a sua primeira de duas passagens pelo cargo.
Sidónio Pais, foi o quarto Presidente, mas ficou marcado por ser o primeiro a ser eleito por sufrágio directo dos cidadãos, acabando por ser alvo de duas tentivas de homicídio, não resistindo à segunda. Junto à estação do Rossio, quando se preparava para seguir para o Porto, foi alvejado com dois tiros e antes de morrer ainda disse... "Morro bem! Salvem a Pátria!". Seguiram-se António José de Almeida e Teixeira Gomes.
A instabilidade social que se vivia, deu origem ao Estado Novo e Ditadura, com imposição do silêncio e tudo começou com um algarvio, Mendes Cabeçadas de Loulé, que governou 20 dias acumulando o cargo com o de Presidente da República. Seguiu-se Gomes da Costa com funções idênticas, até que foi deposto por Óscar Carmona, que acabaria por estar no cargo de Presidente do Ministério, e depois decretado Presidente da República, onde permaneceu até à morte, durante quase 25 anos, sendo reeleito quatro vezes, sempre sem oposição, até porque Salazar já governava e a ditadura, estava instalada em Portugal.
Voltando aos presidentes da república, ainda com Salazar seguiu-se Craveiro Lopes e depois Américo Tomás, nomeado pela União Nacional, e depois reeleito com escrutínio viciado pelo regime salazarista, que impediu Humberto Delgado, com forte simpatia popular, de ser eleito. Delgado acabou por mais tarde, ser assassinado pela PIDE em Olivença. Américo Tomás, acabaria por resistir à morte de Salazar e com Marcelo Caetano, foram até ao 25 de Abril.
Com a chegada da liberdade, Spínola, Costa Gomes, Ramalho Eanes, Mário Soares, Jorge Sampaio e agora... Cavaco Silva, completam o leque dos presidentes desta república, que desde a eleição de Soares, entrou noutro rumo, deixaram de ser eleitos militares, passaram a ser cargos assumidamente políticos... com máquinas partidárias a assumirem as despesas e riscos das eleições... Esperamos para vêr o rumo que o nosso país leva, sempre com enorme respeito pela vontade popular e desta feita Cavaco Silva é o grande vencedor... que saiba honrar a confiança da maioria dos portugueses que exerceram o seu direito de voto.

2 Comments:

Blogger sopapas said...

parabéns Sr. professor, avança com toda a confiança!

12:37 da manhã

 
Blogger PaKaSan said...

Bem Vindo à blogosfera!!!
Quantos mais blogs marinhenses mais troca de experiências e partilhas de informação entre membros desta comunidade, sem esquecer todos os outros, claro!!!
Vou imediatamente pôr um link, do meu blog para este que me parece interessante, e não deixarei de o vir visitar todos os dias para ler as novidades...
Mais uma vez, FORÇA...
Paula santos
http://amarinhadecalhostras.blogspot.com

12:53 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home