Neste espaço pretendo partilhar com toda a blogosfera a minha visão sobre os assuntos que vão fazendo o dia-a-dia de todos nós, aqui passará à posteridade... Outros assuntos que mexam com o civismo, que vai faltando na nossa sociedade e a camaradagem, que é fundamental para seguir em frente... são bem vindos ao "civismo e camaradagem".

terça-feira, fevereiro 14, 2006

Dia dos namorados e Bodas de Ouro

Neste espaço, faço regularmente o relato da minha visão de um facto ou conjunto de factos que estando na actualidade, me tocam de alguma forma.
Hoje como é Dia de São Valentim, o Dia dos Namorados, é também o dia em que eu assinalo 13 anos de namoro com a minha esposa... Mas não pretendo falar de mim, mas sim do casal que conheço que mais provas de Amor mútuo me tem dado... Os meus pais.
É que há uns meses comemoraram Bodas de Ouro e na altura, era assim que eu vivia esse facto:

"Hoje, vou abordar um acontecimento que tem muito de pessoal, que me toca profundamente, bem no íntimo. Mas que acredito, muitos de vós, também já viveram situação idêntica, ou espero que venham a viver.
Os meus pais, comemoraram Bodas de Ouro do seu matrimónio... 50 anos, uma vida juntos, que resultou em mais cinco vidas, que já se multiplicaram e os bisnetos já começam a encher a família... é isso mesmo que se trata, de família... o pilar do equilibrio de qualquer cidadão e no fundo da comunidade... é lá, na família, que podemos e devemos ir beber a energia suficiente para superar as dificuldades da vida, é lá, também, que comemoramos as nosas vitórias, que nos refugiamos, quando as derrotas surgem... a família.
Mas neste caso, tudo acenta no sucesso de um casal, que fez 50 anos de casados, como muitos outros há, felizmente, até com muitos mais anos de vida a dois.
Mas casamento é isso mesmo, comunhão de dois seres, que sendo diferentes, se moldam, com tolerância, compreensão, carinho, dedicação... enfim, mais do que atracção física ou gosto pelo corpo do outro, trata-se de muito mais que isso, é AMOR, ultrapassa as barreiras do corpo, entra no campo do espírito.
É não descansar enquanto não souber como e onde está a sua cara-metade, é estar lá presente na doença, é sofrer com a mais pequena dor que a outra parte de nós sente... é sentir uma enorme alegria, quando a outra parte de nós obtém um triunfo, seja ele qual for... é que um casamento devia ser para toda a vida, pois só deveria acontecer quando se sente tudo isto e muito mais, que não consigo explicar por palavras, pela pessoa com a qual nos propomos a partilhar o que de mais íntimo temos...
É isto que eu vi em casa ao longo dos meus anos de vida, é isto que para mim é o casamento... partilha, sacrifício do nosso ego em prole do casal, práticamente deixar de haver um eu, para passar a haver um nós... Quem não se entrega desta forma... dificilmente leva o barco a bom porto...
Os meus pais, como tantos outros casais, fazem-no de uma forma apaixonada... como os meus, muitos outros há que o fazem, certamente.
Mas e agora, na sociedade que vivemos, de competição permanente, por um lugar no parque de estacionamento, ou na fila de trânsito, ou do super-mercado... na árdua competição por um posto de trabalho, por menos especializado que seja...
É difícil não levar este ritmo de competição para dentro de casa e manter a luta constante pela rezão, nos desentendimentos que temos em qualquer casal, é verdade... a competição da nossa sociedade vai penetrando nos nossos lares e aos poucos vão-se desmoronando os casamentos, com filhos que muitas vezes ficam à deriva e não terão o prazer e o privilégio, que são crescer num ambiente familiar, como eu e muitos de nós tivemos oportunidade...
Só depende de todos nós mudar esta situação, não permitir que os males da nossa sociedade entrem nas nossas paredes, sejam quais forem as dificuldades com que os casais se debatam, juntos será, certamente, mais fácil de serem superadas...
É este um dos ensinamentos que os meus pais me deram, é este o espírito que quero para a minha vida e passar aos meus filhos... e daqui a 40 anos, também eu quero voltar ao altar, como os meus pais fizeram, é que 10 anos de casamento já passaram, com muitas dificuldades, como qualquer casal, mas também eu quero, que os meus filhos, um dia venham a ter, ao menos, um pouco do orgulho nos seus pais, como eu tenho nos meus..."

Feliz Dia dos Namorados para todos os amigos que me têm dado o privilégio de passar pelo "Civismo e Camaradagem". Ah, e os comentários são sempre bem vindos... da partilha de ideias todos saimos a ganhar.