Neste espaço pretendo partilhar com toda a blogosfera a minha visão sobre os assuntos que vão fazendo o dia-a-dia de todos nós, aqui passará à posteridade... Outros assuntos que mexam com o civismo, que vai faltando na nossa sociedade e a camaradagem, que é fundamental para seguir em frente... são bem vindos ao "civismo e camaradagem".

segunda-feira, março 26, 2007

O desporto português está de parabéns

Hoje presto homenagem a alguns dos intervenientes no fenómeno desportivo nacional, refiro-me a todos os que estão no desporto pelo prazer de o praticar, pelo gosto pela sua modalidade, os homens e mulheres do desporto amador.
Este fim-de-semana a selecção nacional de râgueby conseguiu o apuramento para a fase final do campeonato do Mundo. Um acontecimento histórico, pois foi a primeira vez que o nosso país conseguiu esse feito, mas também porque "Os Lobos", é assim que é conhecido o seleccionado lusitano, serão os únicos amadores presentes em Setembro, em Paris, entre os maiores do Mundo.
O que aconteceu no sábado, no jogo de Montevideu que carimbou o passaporte dos Lobos para Paris, será um momento para um dia contar aos nossos netos. O dia em que muitos portugueses se juntaram em alguns locais públicos ou nos seus lares, para sofrer com a nossa selecção de râgueby.
Portugal foi para o Uruguay com uma vantagem, que, temia-se podésse ser curta, de sete pontos, depois do triunfo por 12-5, em Lisboa. Em Montevideu, perante um ambiente hostil, os portugueses tiveram que suportar os milhares que estavam nas bancadas, assim como o mau-feitio e dureza dos sul-americanos, até mesmo agressões quase bárbaras... Mas os Lobos formaram uma alcateia de tal forma unida, que foi levando a Nau a bom porto... Os minutos iam passando e o sonho estava a cada vez mais perto.
Tal como acontecera na 1ª mão, em Lisboa, também em Montevideu os uruguaios pontuaram nos minutos finais e chegaram aos 18-12. Seis pontos de diferença, ou seja, Portugal tinha apenas um ponto de vantagem na eliminatória.
Os Lobos, como Heróis do mar, souberam aguentar estoicamente e no final, contra os canhões uruguaios, Portugal marchou, marchou e vai mesmo para a fase final do Mundial de Ragueby.
Agora, já se sabe, pela frente, Portugal vai ter as potências mundiais da Escócia, Nova Zelândia e Itália, jogando ainda com a Roménia. Mas isso serão outras guerras, a nossa principal batalha está ganha... depois dos feitos ao nível de "sevens", também em râgueby de catorze, Portugal vai estar entre os melhores do Mundo.
Este triunfo, que não teve honras de abertura dos jornais da noite das televisões, nem capas de jornais desportivos, limitou-se a algumas chamadas, foi festejado esta manhã, no aeroporto, por poucos mas bons amantes da modalidade e da nação... cerca de uma centena, que receberam os heróis... não todos, porque seis só chegam amanhã, é que no calor dos festejos, já com "um grão na asa" e perante as provocações de alguns locais, seis atletas lusos envolveram-se em conflitos e foram detidos e presentes a tribunal... enfim, nem isso belisca em nada o mérito do feito dos Lobos.
Esta é uma vitória de todos os que apoiam o desporto amador, neste caso o râgueby. Mérito para todos os clubes que vão lutando pela manutenção desta modalidade de doutores e engenheiros, entre os quais estão três Grandes do nosso desporto: Benfica, Belenenses e Académica. Que bom que seria que outro Grande começásse a praticar esta nobre e universal modalidade. Refiro-me ao Sporting, clube do coração do homem a quem terá que ser dado grande parte do mérito deste sonho tornado realidade: Tomáz Morais. O seleccionador que fez a diferença no nosso râgueby.