Neste espaço pretendo partilhar com toda a blogosfera a minha visão sobre os assuntos que vão fazendo o dia-a-dia de todos nós, aqui passará à posteridade... Outros assuntos que mexam com o civismo, que vai faltando na nossa sociedade e a camaradagem, que é fundamental para seguir em frente... são bem vindos ao "civismo e camaradagem".

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Combate à delinquência tem de ser uma prioridade

Esta manhã, como faço habitualmente, fui levar os meus filhos aos avós e à escola e também, como faço diariamente, fui tomar o meu cafésinho a um café, que por acaso, até é de um irmão meu. Até aqui tudo normal, à excepção da forte chuvada que se fazia sentir, mas issso apesar de raro, tendo em conta a época do ano, também é normal. O que ainda não é normal, é eu chegar ao café e deparar-me com um vidro partido e ter constatado, que o café tinha sido assaltado.
Já há uns meses atrás os amigos do alheio tinham passado por aquele café, e partido outro vidro, retirando lá de dentro uma máquina de isqueiros, sem ter necessidade de entrar. Agora, como não tinham nada à mão, entraram e foram ao balcão buscar uma máquina de chocolates, que por acaso, estava cheia de moedas, num valor que rondava os 200 euros. Por acaso ou talvez não, é que quem lá foi, parece-me que sabia que a máquina estava cheia, que o assalto iria valer a pena...
Enfim, mais uma vez deparei-me com a impotência dos proprietários perante estes bandos de ladrões que vão roubando quem de manhã à noite está de porta aberta para conseguir fazer face às muitas despesas que tem um estabelecimento comercial e daí conseguir tirar rendimentos para as, também muitas despesas que tem a vida...
É frustrante, chegar a um local onde se vai diariamente e ver familiares, ou amigos nossos, estarem a passar pelo que eu voltei a ver o meu irmão passar, sim porque os donos dos cafés, ou outros comércios que frequentamos com assiduidade passam a ser nossos amigos, muitas vezes confidentes.
Este fim-de-semana, soube também que uma minha familiar já de idade, foi assaltada na praça onde foi às compras, em pleno dia, quando lhe rasgaram a bolsa com uma arma branca. Da bolsa à barriga, a distância é de poucos milímetros, daí que essa minha familiar tenha corrido o risco de ser perfurada pelos assaltantes, sem se quer se ter apercebido de nada...
A insegurança está generalizada, a polícia pouco ou nada faz, pois as condições são cada vez menores, as rondas são tão raras, que os lugares mais periféricos, nem têm a sorte de verem os agentes passarem nas suas ruas.
Com a intenção do Governo de fechar muitas das esquadras da PSP que estão em cidades de média dimensão, a situação só pode piorar...
Senhores governates, deixem-se de projectos megalómanos, como TGV, Ota, ou nova travessia sobre o Tejo em Lisboa, que acima de tudo servirão para devolver o investimento feito pelos lobys que vos ajudaram a eleger, e ponham os olhos nas prioridades dos portugueses, e uma delas é a falta de segurança dos cidadãos. Coloquem termo a esta onda de criminalidade, que todos nós vivemos diariamente. Eu tive em dois dias, dois exemplos, muitos outros haveriam para aqui referir.
A crescente libertinagem e impunidade que assistimos ao consumo e pequeno tráfico de droga, o aumento do desemprego, a falta de acompanhamento dos pais aos seus filhos, que são criados por si próprios nas ruas, tudo isto ajuda ao aumento da falta de respeito pelo que é dos outros, e cada vez mais parece que o nosso país está a saque, e ninguém faz nada... depois admirem-se se alguns cidadãos quizerem fazer justiça pelas próprias mãos.