Neste espaço pretendo partilhar com toda a blogosfera a minha visão sobre os assuntos que vão fazendo o dia-a-dia de todos nós, aqui passará à posteridade... Outros assuntos que mexam com o civismo, que vai faltando na nossa sociedade e a camaradagem, que é fundamental para seguir em frente... são bem vindos ao "civismo e camaradagem".

segunda-feira, março 06, 2006

Hollywood coloca os pés no chão

Esta madrugada decorreu no Kodak Theatre, em Los Angeles, a noite mágica da entrega dos Óscares de Hollywood, numa noite em que milhões de cinéfilos e não só, onde me incluo, ficaram pregados à TV a assistir à cerimónia.
É já uma tradição, de ficar ali a ouvir a frase mágica, "and the Oscar goes to...", assistindo às subidas ao palco das estrelas de Hollywood e a forma, mais ou menos, estravagante de se vestirem e os discursos também, mais ou menos, surpreendentes. Enfim, é mais que uma noite, é já um ritual...
Esta madrugada a surpresa aconteceu, com o Óscar para Melhor Filme, que foi para o filme «Crash» («Colisão» na versão portuguesa), realizado por Paul Haggis, filme que arrecadou três estatuetas, empatando com o grande derrotado da noite, «O Segredo de Brokeback Mountain», que venceu apenas três das oito categorias para que estava nomeado.
A obra de Haggis resulta de uma produção norte-americana independente, orçamentada em 7,5 milhões de dólares, uma pechincha, tendo em conta os grandes orçamentos com que as produções de Hollywood nos brindam. O projecto começou depois de Paul Haggis (argumentista de «Million Dollar Baby») ter sido roubado, ficando sem o seu automóvel. O filme foi rodado em 34 dias, com um elenco de mais de 70 actores, entre os quais Terrence Howard, Don Cheadle, Brendan Fraser, Sandra Bullock e Matt Dillon.
Esta cerimónia, demonstrou uma nova realidade nos premiados, que já era notória na análise às nomeações, a Academia rendeu-se às evidências e colocou os "pés no chão", premiando os filmes que retratam de casos da vida real, assuntos do dia-a-dia, como são os casos do racismo, da homossexualidade em detrimento das grandes produções, com muitos milhões de orçamento e muita produção "hollywoodesca".
"Crash" derrotou o grande favorito, «Segredo de Brokeback Mountain», que minutos antes havia ganho a estatueta para Melhor Realizador, atribuída a Ang Lee.
Desta forma, «Crash»/«Colisão», «Brokeback Mountain», «King Kong» e «Memórias de uma Gueixa» receberam três estatuetas cada um, sendo que as duas últimas películas apenas foram distinguidas em categorias técnicas, «King Kong» com Melhor Mistura de Som, Melhor Som e Melhores Efeitos Especiais e «Memórias de uma Gueixa» com Melhor Direcção Artística, Melhor Fotografia e claro, Melhor Guarda-roupa. «Crash», para além de Melhor filme, venceu ainda o Melhor Argumento Original e Melhor Montagem, já "O Segredo de Brokeback Mountain», recebeu para além de Melhor Realizador, as estatuetas para Melhor Argumento Adaptado e Melhor Banda Sonora Original.
Dos principais Óscares, de referir que a Melhor Actriz Principal foi Reese Witherspoon («Walk the Line») e o Melhor Actor Principal: Philip Seymour Hoffman («Capote»).
E como se trata acima de tudo de uma noite de magia e diversão, o Melhor Filme de Animação foi o inevitável trabalho de paciência, arte e engenho «Wallace e Gromit: A Maldição do Coelhomem». Para o próximo ano há mais Óscares, entretanto as salas de cinema esperam por si, para se deliciar com o encanto da sétima arte...

Lista completa dos vencedores da 78ª edição dos Óscares:

Melhor Filme: «Colisão»
Melhor Realizador: Ang Lee («O Segredo de Brokeback Mountain»)
Melhor Actriz Principal: Reese Witherspoon («Walk the Line»)
Melhor Actor Principal: Philip Seymour Hoffman («Capote»)
Melhor Actriz Secundária: Rachel Weisz («O Fiel Jardineiro»)
Melhor Actor Secundário: George Clooney («Syriana»)
Melhor Argumento Original: «Colisão»
Melhor Argumento Adaptado: «O Segredo de Brokeback Mountain»
Melhor Filme Estrangeiro: «Tsotsi» (África do Sul, Gavin Hood)
Melhor Filme de Animação: «Wallace e Gromit: A Maldição do Coelhomem»
Melhor Documentário: «A Marcha dos Pinguins»
Melhor Montagem: «Colisão»
Melhor Direcção Artística: «Memórias de uma Gueixa»
Melhor Fotografia: «Memórias de uma Gueixa»
Melhor Guarda-roupa: «Memórias de uma Gueixa»
Melhor Caracterização: «O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa: As Crónicas de Nárnia»
Melhor Banda Sonora Original: «O Segredo de Brokeback Mountain»
Melhor Canção Original: «It´s hard out there for a pimp» («Hustle and Flow»)
Melhor Mistura de Som: «King Kong»
Melhor Som: «King Kong»
Melhores Efeitos Especiais: «King Kong»