Neste espaço pretendo partilhar com toda a blogosfera a minha visão sobre os assuntos que vão fazendo o dia-a-dia de todos nós, aqui passará à posteridade... Outros assuntos que mexam com o civismo, que vai faltando na nossa sociedade e a camaradagem, que é fundamental para seguir em frente... são bem vindos ao "civismo e camaradagem".

segunda-feira, março 20, 2006

Amor de Pai...

Porque ontem foi Dia do Pai, hoje presto homenagem a todos os pais... é sobre ser Pai, que vos pretendo falar.
Pai... aquela pessoa que, por norma, é durante toda a vida, pelo menos para os homens, a figura a imitar, o nosso ídolo, o desejo de um dia ser como ele... o pai, que está muitas vezes ausente, a trabalhar para que nada nos falte, mas que sabemos, na realidade, está sempre presente... é um pilar, um porto seguro, um protector, é um... Pai.
O meu, como o seu, é o melhor pai do Mundo, não tenho dúvidas disso... como é bom saber que ainda hoje, em que também eu já sou pai, tenho o meu querido pai, lá em casa comigo no pensamento todo o dia, também ele sendo mais um pai, para os meus filhos.
Sou pai, e agora compreendo todas as palavras que me foram ditas quando era mais novo, as correcções aos meus comportamentos, não para ser o mau da fita, mas para me orientar, porque é esse o papel de um Pai, muitas vezes como que se de um "sinaleiro" se tratásse, a orientar o nosso rumo, nas diversas encruzilhadas em que o dia-a-dia nos coloca.
Ontem, tive oportunidade de acordar com os meus dois filhotes a saltarem para cima de mim, com as lembranças do Dia do Pai e aquele brilho no olhar e sorriso, que por si só são a melhor prenda que podia receber.
Como eu costumo dizer, porque é verdade... Os meus filhos, não são outros seres. São sim, as partes de mim que eu mais gosto... que já têm vida própria e terão cada vez mais, mas que nunca deixarão de ser eu... Como é bom ser pai, como é bom ter pai...
Amor de pai, é indiscritivel, é sentirmos uma dôr profunda quando eles choram, é corrigir as suas asneiras, muitas das vezes com castigos ou a palmadita no rabo, que lhes doi um pouco, mas a nós muito mais... É mostrar firmeza para que tomem ensinamento nas nossas palavras, mas... virar as costas e sofrer ao vêr os nossos filhotes a chorar, ou amuados... mas tem que ser, ser Pai, é também ser educador.
Para todos os pais, um forte abraço... para os que já os não têm, ou por infortúnio, não o podem ser... também uma palavra, mas ser pai, é muito mais do que estar na sua génese, na sua criação, é estar lá durante toda uma vida. Quantos são os pais, que não o são biológicamente, mas que desempenham esse papel na perfeição?