Neste espaço pretendo partilhar com toda a blogosfera a minha visão sobre os assuntos que vão fazendo o dia-a-dia de todos nós, aqui passará à posteridade... Outros assuntos que mexam com o civismo, que vai faltando na nossa sociedade e a camaradagem, que é fundamental para seguir em frente... são bem vindos ao "civismo e camaradagem".

segunda-feira, outubro 23, 2006

Bibliotecas escolares e hábitos de leitura

Hoje assinala-se o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares e sabe-se que 1770 estabelecimentos de ensino e mais de 700 mil alunos portugueses beneficiam destes espaços, este número só seria bom se correspondesse à totalidade, mas não corresponde. É que a maioria das escolas do 1º ciclo do ensino básico ainda não dispõe de biblioteca escolar, pois quanto mais velhos são os alunos mais estabelecimentos estão dotados de espaços de leitura.
Segundo dados do Ministério da Educação, 807 escolas públicas do primeiro ciclo e 963 de outros níveis de ensino possuem aquele tipo de instalações, no âmbito do Programa Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), que abrange 770.099 estudantes. Ainda assim, falta instalar bibliotecas escolares no âmbito do Programa RBE em 81% dos estabelecimentos do 1º ciclo, sendo que nos outros graus de ensino apenas 12% estão por contemplar.
Ou seja, oito em cada dez crianças que dão os primeiros passos na educação, não têm contacto com bibliotecas, começam muito mal a sua formação e como diz o ditado "o que nasce torto... tarde ou nunca se indireita." Depois, parece-me óbvio que continuemos a ser um povo com índices de leitura muito reduzidos, com a natural consequência na falta de conhecimento, de cultura, de educação de um povo que em tempos "quiz-se burro", mas que há mais de três décadas deu o grito de liberdade, que quer evoluir e crescer. Mas como pode isso acontecer, se todos nós, ou pelo menos a maioria (refiro-me aos menos abonados, que são a maioria dos portugueses...) continua a ter escolas do tempo da velha senhora, completamente ultrapassadas.
O que vimos, são as crianças a sairem mal-formadas das escolas do 1º ciclo, a começarem mal a sua vida escolar, depois quando chegam a estabelecimentos de ensino com outro tipo de condições, mais centrais, aí já não é fácil de lhes incutir o espírito de querer saber mais, de se superarem, de conquista de novos mundos.
Se é um facto que apesar de pequeno, o nosso país tem realidades distintas entre litoral e interior, cidades e aldeias, então também aqui parece que a medida de concentração de alunos das antigas escolas primárias, em escolas do ensino básico centralizadas, poderá ser uma medida acertada, desde que, claro, estas tenham as tais condições apropriadas para receberem mais alunos e com concentração de meios, poderá ser rentabilizado o investimento.
É urgente que de uma vez por todas se faça uma campanha nacional pela leitura, que se promova o gosto pelo melhor amigo do homem... que não é o cão não senhor. É o livro, que transmite conhecimentos, vivências, sabedoria de gerações para gerações, de doutores para iletrados, e vice-versa.
Porque o saber tem dois sentidos e não ocupa lugar. Eu sugiro uma campanha nacional a começar por cada um de nós... "Uma hora de leitura por dia, não sabe o bem que lhe faria..."

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caro Orlando:

Embora concorde, em muita coisa consigo, há um facto, no seu raciocínio, que não posso deixar passar em claro. Não pode passar de percentagem de escolas para percentagem de alunos.
Assim quando extrapola com os 81% dos estabelecimentos do 1º ciclo por contemplar com uma BE, não é mada líquido que haja 80% dos alunos do 1º Ciclo que não são benificiários de uma Biblioteca Escolar!!!

Como deve imaginar, há por aí muitas escolas do 1º Ciclo com 1, 2, 5, 10 alunos...

É apenas uma questão do "olhar". o Copo estará meio cheio ou meio vazio?
Para mim já se fez bastantes coisas neste campo.

Quanto à necessidade de se continuar a trabalhar nestas áreas e sensibilizar toda a comunidade educativa parao problema da Leitura e das Bibliotecas Escolares, estou completamente de acordo.

Tem alguns dados mais precisos sobre este assunto no seguinte endereço
www.rbe.min-edu.pt

Cumprimentos
João Proença

4:59 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home