Don Scolari revela "Código da Vinci Trei"
Chegou o Dia D... É hoje que vai ser descodificado o códico "Da Vinci Trei" de Don Luiz Felipe Scolari.
Vamos ficar a conhecer os eleitos do seleccionador nacional de futebol para o Mundial de Junho na Alemanha. Depois da lista de 23 convocados já ter sido tornada pública pela imprensa, e Scolari ter referido que não é homem de surpresas, podemos deduzir que a divulgação dos nomes vai ser apenas um acto oficial e obrigatório, para cumprir calendário, como se costuma dizer em futebolês.
Mas eu continuo a acreditar que a lista dos jornais está errada, porque sou daqueles que considero que na lista têm que estar os melhores, de preferência dois para cada posição e como tal, há um atleta que tem de estar no Mundial, foi um dos obreiros da dobradinha que o FC Porto alcançou esta temporada, é claramente, o melhor talento individual português que joga no campeonato nacional. Ricardo Quaresma, é na minha óptica, imprescindível na selecção portuguesa, até porque sabemos que se for necessário alguém desequilibrar, ele melhor que ninguém, pode fazê-lo.
Vamos esperar pelas 20 horas, para saber se Quaresma vai acumular a convocatória dos AA à dos sub-21, ou seja, se faz o Europeu de esperanças e o Mundial de selecções A. Tenho esperança que tal aconteça, no entanto sabemos que homens como Figo, Cristiano Ronaldo, Boa Morte e Simão têm a convocatória segura e lá se vai a teoria de dois homens para cada posição, ou seja, para Quaresma ir ao Mundial, teria que não ser convocado um dos quatro anteriores... pois a decisão não é fácil.
A verdade é que Portugal arrisca-se, ao não saber gerir este recurso humano que tem ao seu dispôr, a desperdiça-lo. Ou seja, ele referiu que ficou triste quando foi convocado para o Europeu de esperanças. Será que Portugal se pode dar ao luxo de ter atletas desmotivados em fases finais? Será que Quaresma, João Moutinho e Manuel Fernandes não atingiram estatuto, que lhes dá o direito de serem contactados antes da divulgação oficial das listas, para que não sejam apanhados de surpresa? Com que moral é que se gere estas situações com jovens talentos, quando se anda ao colo com atletas mais experimentados como foram os casos de Ricardo e Quim e agora Costinha e Hugo Viana? Quando uma "vedeta" como Luís Figo se dá ao luxo de não querer fazer a fase de qualificação, para depois aparecer e ocupar um lugar na fase de obter os louros, preenchendo o lugar de quem muito se esforçou para a presença na Alemanha ser possível?
O central Jorge Andrade vai ser o grande ausente, devido à lesão que o afastou dos relvados, o seu substituto, diz-se pode ser Ricardo Costa, entre outras coisas para o FC Porto não ficar em "branco" na convocatória. Não compreendo como é que pode ser convocado um atleta que raramente jogou ao serviço do seu clube, quando temos Tonel, titularíssimo no vice-campeão nacional e decisivo no acertar da defensiva leonina. Foi com a entrada de Tonel para titular, que o Sporting ganhou consistência. Fez uma grande época Tonel e depois ainda há Ricardo Rocha, que joga muito bem a central, libero ou de marcação (Ronaldinho que o diga...) e faz os lugares em ambas as laterais, é um verdadeiro todo-o-terreno na defesa, tal como, convinhamos Ricardo Costa, que talvez tenha na sua polivalência a arma que o leva ao Mundial. Hugo Viana (Valência), que não entrou nos sub- 21 não deixa dúvidas, vai ser convocado, para tentar ser o segundo homem para a posição de Deco, por eventual lesão ou castigo do luso-brasileiro. Quanto à baliza, o terceiro guarda-redes deverá ser o jovem Bruno Vale, que se juntará à equipa após a fase final do Europeu de esperanças, tal como aconteceu a Moreira (Benfica) no Euro2004.
Sejam quais forem as escolhas de Scolari, a partir desta noite, os 23 eleitos serão os nossos melhores atletas, os nossos campeões. Todos juntos, podemos fazer mais um brilharete.
FORÇA PORTUGAL.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home