Homenagem aos idosos deste país
Hoje pretendo falar-vos de um grupo de cidadãos que a nossa sociedade mal-trata e que tal como muitos outros aspectos, me envergonha de pertencer a esta civilização desprovida de princípios e respeito pelos nossos semelhantes. Dá-me náuseas, ver a forma como, na generalidade, se tratam os idosos neste país dito moderno e civilizado.
Ontem, à noite, acompanhei o Telejornal da RTP 1 e assisti a um excelente trabalho da jornalista Margarida Neves de Sousa, a propósito de um estudo efectuado pela Universidade de Braga, que revela que os idosos, em Portugal, são vítimas de maus tratos. A peça leva-nos a percorrer quase todo o país com casos de idosos que são autênticamente "despejados" num lar de 3ª idade, onde nestes mesmos casos, há casas a acolherem idosos que não têm quaisquer condições.
Estranha forma esta de terminar uma vida. Ingrata a missão que todos nós temos pela frente, pois não podemos esquecer que também nós, os que mal tratamos os nosos idosos, talvez cheguemos a velhos, talvez nos venham a fazer algo idêntico àquilo que fazemos aos nossos pais e avós. É este o exemplo que queremos dar aos nossos filhos?
Na peça, podemos constatar duas realidades tão diferentes da 3ª idade, ao encontrar um casal de canadianos que há seis meses se passeiam pelo Portugal profundo, visitam as nossas aldeias típicas e perdidas na interioiridade. Onde para as câmaras da RTP, mostravam a sua admiração pelo facto de não encontrarem crianças nessas aldeias. Duas realidades antagónicas, os canadianos aposentados viajam para o lado de cá do Atlântico, para conhecerem outras realidades. Os nossos idosos, já quase sem forças para se moverem, com mais de 80 anos, ainda têm que trabalhar nas terras para poderem sobreviver nas suas humildes, mas sempre suas, casinhas. E fogem, dos lares de idosos e centros de dia como se fugissem da própria morte.
É tão triste ver a forma como se mal tratam os que ajudaram a construir tudo isto que hoje temos. Os nossos pais e avós deram-nos a vida, trataram de nós enquanto bebés, deram-nos "colinho" para adormecermos, estiveram lá noite e dia, quando estávamos doentes, foram-nos levar e buscar à escola. Em muitos casos tiraram da sua boca para pôr na nossa, sim porque estes homens e mulheres, passaram por dificuldades que os cobardes que os mal-tratam, nem se quer imaginam ser possível alguém passar. Foram tempos tão difíceis, que os levaram a desejar, que os seus filhos e netos, nunca passassem por algo idêntico, fizeram, muitos deles, a revolução que no seu entender iria levar os seus, a terem melhores condições de vida. E que bela forma que estes têm de lhes agradecer...
Todos nós, a sociedade, mal-trata os idosos, desde logo no dia-a-dia, quando se olha com desdém, talvez por sabermos que também um dia seremos velhos e não queremos ser... Mas é inevitável, é a lei da vida... não seremos eternamente jovens.
Há que olhar para a 3ª idade como um objectivo de vida, ou seja, para um dia também nós atingirmos esse estado de evolução, que nos faz perder algumas faculdades físicas e mentais, mas que nada nem ninguém, nos retira a vivência, a sabedoria de quem já por lá passou. Na esperança que um dia a nossa sociedade vai saber honrar os que têm mais idade, presto a minha homenagem a todos os idosos, com votos que a sociedade evolua e saiba honrar os que a construiram.
1 Comments:
Concordo em parte com o que diz. Em parte, porque felizmente para todos nós ainda há pessoas que cuidam dos nossos idosos com muito amor e carinho. Mas tenho que concordar que muitos são aquilo que diz.
Temos que ter esperança de que a sociedade acorde e pense que amanhã lá estará, e concerteza irá colher o que plantou
4:16 da tarde
Enviar um comentário
<< Home